O Técnico em Análises Clínicas é um profissional habilitado, que sob orientação e supervisão do responsável, dedica-se à realização de atividades em laboratórios de Análises Clínicas públicos, privados, hospitalares e não hospitalares, relativas às análises microbiológicas, morfológicas, químicas e físicas de fluidos e tecidos orgânicos, desde a orientação prévia do paciente/cliente, a coleta e processamento de amostras biológicas, até a execução de exames laboratoriais, operando equipamentos da área.
A mudança nos hábitos alimentares nas últimas décadas, o aumento do sedentarismo e o impacto disso nas condições de vida em geral têm nos levado a uma preocupação maior com a saúde. E, para que os diagnósticos médicos possam ser feitos com precisão, é preciso que os exames laboratoriais sejam bem feitos e é aí que entra a atuação do técnico em análises clínicas, função também conhecida como Técnico em Laboratório.
O técnico em análises clínicas pode atuar em diversas áreas e, apesar de quase sempre a profissão ser lembrada atuando em laboratórios de análises, existem outras possibilidades. O mercado de trabalho para os técnicos de análises clínicas é bem maior que isso. Além dos laboratórios em si, é possível atuar em: hospitais, postos de atendimento de saúde, clínicas, Indústria cosmética, alimentícia e farmacêutica; e instituições de ensino.