Escola ETNO

CUIDADOR

Duração: 3 meses

FORMAÇÃO

Capacita pessoas para que acompanhem o envelhecimento saudável e possam cuidar de idosos com e sem necessidades especiais na sua rotina. Preserva e valoriza a convivência social e familiar do idoso. Ele atua na relação entre idoso, seus familiares e os integrantes da equipe profissional de saúde. Este curso prevê também a capacitação de cuidadores infantis, familiares ou não, para trabalhar com crianças que estejam atentos ao seu desenvolvimento global e às suas necessidades particulares.

DURAÇÃO:

3 meses - 120 horas

AULAS:

Manhã: 7:40 ás 12:00
Tarde: 13:00 ás 17:20
Noite: 18:30 ás 22:40

CONTEÚDO

- Papel do cuidador na atenção ao idoso;
- Legislações que dão suporte à saúde e bem-estar da pessoa idosa;
- Alterações fisiológicas que acometem o idoso;
- Independência e autocuidado;
- Cuidados com a pele, higiene oral e corporal, alimentação, hidratação e sono;
- Imunizações;
- Cuidados com medicamentos de rotina;
- Aparência e vestuário;
- Prevenção de úlceras de pressão;
- Mobilização: uso de bengala, cadeira de rodas e andador;
- Prevenção e redução de riscos aos acidentes;
- Comunicação e relacionamento interpessoal nas relações sociais e profissionais;
- Atitude sustentável como diferencial profissional;
- Primeiros cuidados com o recém nascido: cuidados com gêmeos e trigêmeos
- Amamentação: materna e artificial
- Principais doenças da infância e vacinação
- Desenvolvimento infantil e estímulos adequados a cada fase
- Cuidados diários com utensílios da criança
- Prevenindo acidentes com crianças
- Cidadania e o mundo do trabalho

MERCADO DE TRABALHO

As pessoas estão vivendo mais tempo hoje em dia, o que é uma ótima notícia. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Estatística -, o Brasil possui aproximadamente 30 milhões de idosos atualmente. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 3,8 milhões de idosos possuem algum grau de dependência. Com a população vivendo mais, é necessário prover as pessoas com uma melhor qualidade de vida na terceira idade. Devido a isso, a busca pelo profissional Cuidador de Idosos tem aumentado grandemente, para assegurar a dignidade e uma vida o mais saudável possível dessa população.
Muitos pais e mães contratam profissionais qualificados para cuidar de seus filhos dentro de casa, em vez de deixá-los com parentes, funcionários domésticos ou em escolinhas. Eles querem que a criança passe por atividades similares às de uma instituição educacional, mas com a atenção individual e personalizada que o Cuidador infantil é capaz de oferecer.
O cuidador de portadores de necessidades especiais tem como rotina de trabalho o acompanhamento de pessoas com deficiência, auxiliando-as em atividades cotidianas e contribuindo para o seu bem-estar físico, mental e social. O profissional também deve saber preparar refeições adequadas, cuidar da saúde e higiene do assistido e administrar os medicamentos necessários.

ONDE?:

Além de trabalhar na residência do acompanhado, o cuidador também pode desenvolver suas funções em asilos, hospitais, clínicas, escolas e casas de saúde. Além de berçários e agências, que reúnem profissionais para trabalhar em residências ou como recreacionista em shoppings e buffets, por exemplo.
Ministério da Educação

Rua Professor Irineu Chaluppe, 40 e 42