Capacita pessoas para que acompanhem o envelhecimento saudável e possam cuidar de idosos com e sem necessidades especiais na sua rotina. Preserva e valoriza a convivência social e familiar do idoso. Ele atua na relação entre idoso, seus familiares e os integrantes da equipe profissional de saúde. Este curso prevê também a capacitação de cuidadores infantis, familiares ou não, para trabalhar com crianças que estejam atentos ao seu desenvolvimento global e às suas necessidades particulares.
As pessoas estão vivendo mais tempo hoje em dia, o que é uma ótima notícia. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Estatística -, o Brasil possui aproximadamente 30 milhões de idosos atualmente. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 3,8 milhões de idosos possuem algum grau de dependência. Com a população vivendo mais, é necessário prover as pessoas com uma melhor qualidade de vida na terceira idade. Devido a isso, a busca pelo profissional Cuidador de Idosos tem aumentado grandemente, para assegurar a dignidade e uma vida o mais saudável possível dessa população.
Muitos pais e mães contratam profissionais qualificados para cuidar de seus filhos dentro de casa, em vez de deixá-los com parentes, funcionários domésticos ou em escolinhas. Eles querem que a criança passe por atividades similares às de uma instituição educacional, mas com a atenção individual e personalizada que o Cuidador infantil é capaz de oferecer.
O cuidador de portadores de necessidades especiais tem como rotina de trabalho o acompanhamento de pessoas com deficiência, auxiliando-as em atividades cotidianas e contribuindo para o seu bem-estar físico, mental e social. O profissional também deve saber preparar refeições adequadas, cuidar da saúde e higiene do assistido e administrar os medicamentos necessários.